• A origem da raça

Última Atualização: 02/06/2017

Cocker
No sofá!

A mais antiga referência da existência de um Spaniel data do século XIV, período em que todos os tipos de Spaniels eram classificados pura e simplesmente como Spaniel. Foi, portanto, nos condados de Gale que essa simples classificação começou a virar algo mais específico. Em 1575 o Dr. Caius descreveu as diferentes características dos spaniels, em “Histórias dos Cães Ingleses”, mas somente meio século depois, em 1800, os famosos cães spaniels foram grupados em 7 raças: o sussex, o springer inglês, o clumber, o field, o Springer de Gales, o irish water spaniel e por fim o cocker, todos originados dos cães épagneuls. Conhecido também como branco de codorniz, o épagneul nasceu do cruzamento do cão de turfeiras com o cão de bronze. Levado para a Inglaterra e submetido a uma profunda seleção e a métodos adequados de reprodução, deu origem a vários tipos de cães com características diferentes, específicas para determinadas funções. A um desses tipos de cães se deu o nome de Cocker Spaniel.

  • Características do Animal

Por ser um belo animal e por ter extraordinárias qualidades, o Cocker Spaniel é um dos cães mais populares e queridos em todo o mundo. Enfrenta as mais diversas situações a fim de localizar e trazer a

spaniel-833235_640
Que Neve boa!

presa para o seu dono. O Cocker possui uma excelente inteligência, temperamento dócil, alegre e afetuoso. Apesar de possuir um olhar caído e a afeição desanimada, o Cocker Spaniel é um cão muito alegre, divertido e brincalhão. Quando feliz, o Cocker balança o seu rabinho e quase rola no chão, principalmente na presença de seus donos.

A maioria das crianças tem grande afinidade com os cachorros e se apegam facilmente a eles. Isso não é problema para o Cocker, porque esse gosta muito de crianças e se mostra sempre disposto a entrar em todos os seus jogos e brincadeiras. No entanto, essa raça não é aquela que nunca morde, atenção e cuidado são necessários para evitar qualquer tipo de estresse.  Por ser extremamente sociável, aceita com muita facilidade novas amizades, se tornando um dos mais preferidos e disputados cães de companhia.

A sua amizade e o seu amor pelos humanos são tão grandiosos que recebeu o nome de ”Cocker” que significa acariciar, afagar e “cocking” que quer dizer afeição, afago, carícia. Ele obedece e serve ao seu dono não por obrigação ou por subserviência, mas por amizade, chegando até a tentar adivinhar o que lhe será pedido.

País de Origem Inglaterra
Grupo Grupo 8 – Cães levantadores de caça
Peso Médio Macho – 15kg; fêmeas – 13kg
Tamanho Machos – 42 cm; fêmeas – 38 cm
Cor Várias
Pelagem Pelo Longo e liso
Ranking de inteligência 18ª posição
Expectativa de vida 12 a 14 anos
Preço Médio R$ 1.800 até R$ 3.600
  • Padrão físico e temperamental do Bicho

Físico

  • Cores: Nas cores sólidas não se encontra o branco senão no peito;
  • Pelo:Não abundantes ou volumosos:
  • Andar: Fácil e com grande propulsão;

Temperamental –

  • Meigo, afetuoso, carinhoso, cheio de vida, alegre e exuberante, próprio para caça, forte;
  • Cuidados com um Cocker

como-cuidar-de-Cocker-spanielO Cocker Spaniel é um cachorro muito temperamental, qualquer descuido e falta de atenção da parte de sua família pode deixa-lo triste e deprimido. Esse cãozinho também é um animal elétrico que gosta de passear e não suporta ficar isolado em um quintal. Então é necessário que seja criada uma rotina de passeios e atividades para que o mesmo se sinta amado e cuidado pelos seus donos, assim ele poderá demostrar ainda mais o seu afeto pela casa. No entanto, existem alguns outros cuidados que são essenciais para a vida do animal como: banho, tosa, higiene dos olhos e ouvidos, educação e adestramento. Para isso preparamos um excelente material para que você possa desfrutar ao máximo da companhia de seu Cocker Spaniel sem que seja chato e pesado.

  • Conhecendo Possíveis desvantagens da raça

Muito Agitado – O Cocker é um cãozinho que não perdeu o seu instinto de caçador, por isso, ele não suporta ser mantido preso e solitário. Tempo é algo fundamental para a criação desse cachorro.

cachorro-638682_640
Concentrado!

Carente e temperamental – Essa raça de cachorro adora receber e dar carinho a todo tempo e quando não o faz, fica triste e deprimido. Ele prefere ficar em um apartamento perto de seus donos, do que sozinho em um quintal enorme.

Peludo – Os Spaniels costumam possuir muitos pelos e por isso exigem um cuidado mais do que especial. Penteá-los todos os dias é fundamental para a manutenção da sua pelagem e para a limpeza da sua casa, uma vez que não penteado os pelos caem constantemente.

Grandes orelhas – O cuidado com o ouvido e com as orelhadas é essencial, uma vez que uma das principais doenças que atingem o Cocker Spaniel é a surdez.

  • Conhecendo Possíveis vantagens da raça

Gosta muito de Crianças– Esse bichinho sabe se comportar muito bem com crianças pequenas. É cuidadoso e amoroso, sabe seu limite.

Bom para Família – O cão dessa raça é ideal para família. Gosta de correr, nadar e se exercitar, sendo um companhia excelente para os filhos.

Muito bom caçador e nadador – Esse pet faz parte do grupo 8 da FCI, ou seja, grupo dos Cães Retrievers , de Caça e D’água. O nome de seu grupo faz referência a sua excelente habilidade de caça a animais pequenos e também a sua afeição por água.

Conhecendo mais sobre o Cocker