• Origem da Raça

Última Atualização: 29/05/2017

O Golden Retriever foi desenvolvido em meados do século XIX, na Inglaterra, com a junção de algumas raças existentes na época. O Pai da raça foi um escocês que viveu entre 1820 a 1894 conhecido como Sir Dudley Marjoribanks. O Lord Tweedmouth, assim também chamado, cruzou raças como Terra Nova, Bloodhound e até um Water Spaniel (raça atualmente extinta). Com esses cruzamentos o Lord conseguiu unir em um único cão: beleza, inteligência, lealdade, carinho; habilidades como: nadar muito bem, correr bem, silencioso para não espantar a caça, dentre muitos outros.

  • História do Animal
Golden-Retriever
Brincando na neve

Existem algumas versões de como o Lord Tweedmouth teria criado a raça Golden Retriever. A primeira é a de que a esposa do Lord, a senhora Marjoribanks, teria adquirido alguns cães amarelos e depois de um tempo visto que eles eram excelentes nadadores e caçadores. Com isso o Lord teria cruzado esses cães com outras raças conhecidas na época para ver se conseguia animais com maiores habilidades. Surgiria então o Golden Retriever. O Nome Golden Retriever então teria sido uma homenagem aos “anos dourados” que esses cachorros trouxeram novamente ao casal.

Outra versão da história seria a de que o Lord teria ganhado um cão retriever de pelos longos, de um sapateiro que morava em Brighton, Inglaterra. O Lord teria cruzado esse cão com cadelas de outras espécies dando origem a raça Golden Retriever. A vinda dessa raça para o Brasil se deu através de importações. Hoje essa raça pode ser facilmente encontrada em quase todo o nosso território.

  • Características da Raça

A raça Golden Retriever por tradução chama-se retriever dourado, pois é a cor padrão dos cães dessa raça. Já a palavra retriever, é uma representação de uma das qualidades desses tipos de animais, é aquele que traz o que é arremessado. O Labrador Retriever também conhecido como labrador, parente do Golden, é uma raça que ficou mundialmente conhecida e também possui essa qualidade, a de buscar objetos que lançamos ou a de pegar aquilo que desejamos.

Retriever-Jardim
Atento

Cão extremamente dócil, inteligente e amigo. Adora fazer atividades físicas e possui um alto desempenho em provas de agilidade. Muito cuidadoso com crianças e carinhoso com adultos. Por ser um dos cães mais inteligentes do mundo, compreende comandos e palavras com muita facilidade. Com um pouco de treinamento, o Golden serve para ser cão de guia e auxiliar pessoas especiais. Por ter um faro muito bom, também pode ser útil no auxilio á bombeiros e á policiais, para a procura de pessoas soterradas e o rastreamento de drogas.

Origem Inglaterra
Grupo Grupo 8 – Cães Retrievers e D’água
Peso Médio Macho – 35kg; fêmeas – 30 kg
Tamanho Machos – 60 cm; fêmeas – 56 cm
Cor Creme e Dourado
Pelagem Pelo Longo e liso
Ranking de inteligência 4ª posição
Expectativa de vida 10 a 12 anos
Preço Médio R$ 1.800 até R$ 3.500
  • Padrão físico e temperamental do Bicho

Físico –

  • Cabeça: Larga, com stop bem definido;
  • Corpo: Poderoso, equilibrado, musculoso e com boa ossatura;

O Golden Retriever é um cão de grande porte, geralmente musculoso e com o crânio bem robusto. A sua pelagem é bem grossa na região do dorso e fina na região do pescoço e barriga. Sua pelagem também possui duas camadas que o tornam um cão preparado para suportar o frio, mantendo o calor do corpo, e no calor, isolando o animal e mantendo uma temperatura aceitável. A sua cor varia entre tons de dourado e amarelo.

Querendo dormir

Temperamental –

  • Equilibrado; Ativo; Poderoso; Sadio; Obediente; Inteligente; Amigável; Confiável; Silencioso;

Essa raça de cachorro é uma raça muito silenciosa, ou seja, que só late quando realmente acredita ser necessário. Essa característica o torna um cão ótimo para se adquirir quando se tem crianças em casa e até mesmo bebês. Por falar em crianças, o Golden é excelente com elas, amigo, cuidadoso, carinhoso, permitindo á criança possuir da sua infância adoráveis memórias.

O Golden Retriever gosta de fazer companhia aos seus donos o tempo todo. É um cão muito carente e que retribui atenção e carinho. Ele será o seu amigo em todas as ocasiões, tanto para passear em parques, quanto para ficar em casa assistindo um filme. Muitos dizem até que ele percebe quando alguém está triste.

  • Cuidados com um Golden Retriever

Devemos oferecer a qualquer animal, todas as condições necessárias para que o mesmo tenha uma vida saudável e alegre. Além Do amor e do carinho, uma alimentação adequada, visitas ao veterinário, banhos, tosas, escovação dos dentes e escovação dos pelos, são cuidados fundamentais para a manutenção da saúde do seu cachorro. Devemos também, criar uma rotina de passeios, para evitar que o bichinho sofra estresse, fique triste e desanimado.

O Golden adora passear, parques e carros são preferência dessa raça. Então uma boa opção é leva-lo, de carro, para dar uma volta num parque com lago. Já que essa raça traz o que lançamos (retriever), uma bolinha de borracha lançada em um lago é diversão certa, tanto para quem lança (o dono), quanto para quem busca (o cão). O Golden corre em disparada para pegar a bolinha e trazer de volta e ainda fica ansioso esperando que a lance novamente.

No entanto se você quer fazer seu amigo muito feliz, é necessário que tome cuidados com a pelagem, olhos, ouvidos e dentre outros. Para isso indicamos á você um excelente material que vai auxiliá-lo nessas tarefas.

  • O que fazer quando o filhote chega em Casa
Filhote-Golden
Que fofo!

Com a chegada do filhote em casa, devemos apresentar todo o ambiente para o cãozinho. Se você não for ter uma prática diária de passeios, deixa-lo uns trinta minutos no local onde vai fazer suas necessidades é fundamental. Também é preciso ter um estoque de comida, guloseimas e brinquedos como bolinhas e mordedores, é obvio se você não quiser ter a sua casa destruída. Todos os membros da família devem ser apresentados ao Golden, já que os cães olham a família como uma matilha e percebem o nível de autoridade que possui em um lar.

  • Conhecendo as Possíveis Desvantagens da Raça

O Golden solta muito pelo Se você não gosta de pelos espalhados pela casa, não gosta de ter que ficar varrendo, adora a casa muito limpinha esse cachorro não é recomendado. A não ser que você tenha um bom quintal.

O Golden é carente e as vezes agitado em excesso – Se você não tem tempo para passear e brincar com o animal, não irá funcionar. Uma opção seria contratar um serviço de passeio com cães.

É caro manter um Golden – Por ser um cão de grande porte, o custo com alimentação e cuidados como tosa e banho, se tornam um pouco caro. Agora, Se for você a dar o banho, pode economizar um pouco.

É caro comprar um Golden – Se você quer possuir um cachorro de boa linhagem e com ótimos padrões, pode ser um pouco caro. No entanto existem ninhadas que não tem tais precedências, mas acabam por obter lindos filhotes estando com um preço mais acessível.

  • Conhecendo as Possíveis vantagens da Raça

Temperamento fácil – Esse pet é um dos preferidos pelos adestradores de cães. Suas atitudes comportamentais o definem como cão obediente, atento e rápido na aprendizagem.

Animal muito carinhoso – Esse dog é de fato preferido pelos pais. É fiel e cuidadoso com crianças, sociável e afetuoso, demonstrando ser um cão ideal para família.

Reproduz com muita facilidade – Conhecendo um pouco mais sobre os canis da raça, pode-se perceber que muita das vezes investidores procuram a raça por procriar de maneira muito eficaz.

Conhecendo mais sobre o Golden