• A Origem da raça

Última Atualização: 17/06/2017

Cão Maltês
Brincando no Jardim

O Maltês é um cão antigo que vive desde a época do Império Romano, servindo como animal de estimação para rainhas, nobres, ricos e pessoas com muita influência na realeza. Além do Bolonhês e do Havanês, o Maltês pertencia a um conjunto de raças na época denominado Bichon. A origem exata dessa raça é desconhecida, mas existem algumas teorias que tentam explicar a sua aparição.

A primeira teoria era a de que o Maltês teria surgido a partir de uma raça conhecida como “cão de Melita” originado na ilha de Malta, próxima da Sicília. Esse “cão de Melita” se diferenciava do Maltês atual por ser mais pesado e possuir orelhas mais altas.

Outra teoria afirma que o Maltês teria sido formado pelo cruzamento do Épagneul anão com o Poodle anão. Desses cruzamentos teria sido originado o Barbichon, que mais futuramente ficara conhecido como Bichon.

Trazidos da Inglaterra, os primeiros cães malteses foram introduzidos no Brasil em 1972, pela Sra. Nair Nobre. A partir de duas fêmeas e um macho se deu inicio à criação do Maltês aqui no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

  • Características do animal

Como já mencionado, o Maltês era um dos cães mais preferidos pelas mulheres da realeza, ficando até conhecido como o ”cão das damas romanas”. Esse título se deu pela raça ter características muito especiais como ser amigo e dedicado ao seu dono, ser muito inteligente, ser ativo e principalmente carinhoso. Além disso, era um cão lindo e muito elegante, com seus pelos longos, brancos, sedosos e brilhantes, chamando muita atenção. Outra grande qualidade é a de ser leve e pequeno.

dog-1158934_1280
Atento

Por todas essas características, o Maltês se tornou um dos mais preferidos cães de companhia.  Outra qualidade desse animal é a de ser silencioso, não gostar de barulho e nem de agitação. È dócil, cordial, amoroso e muito expressivo. Não é aquele cão lento e desatento, que parece que não houve o que falamos, mas é atento e ágil, que observa e obedece aos nossos comandos.

O Maltês é aquele cão amigo, que quando escolhe alguém, quer ficar o tempo todo ao seu lado. Ainda que pequeno, não deixa de ser corajoso, pois quando considera que alguém da família está em perigo, não reluta em rosnar, latir, e em casos extremos até tentar morder.

País de Origem Malta
Grupo Grupo 9 – Cães de Companhia
Peso Médio Macho – 4 kg; fêmeas – 3kg;
Tamanho Machos – 24 cm; fêmeas – 22 cm
Cor Branca
Pelagem Pelo Longo e geralmente liso
Ranking de inteligência 59ª posição
Expectativa de vida 12 a 15 anos
Preço Médio R$ 1.800 até R$ 4.200
  • Padrão Físico e temperamental do Bicho

Físico –

O Maltês é um cão de pequeno porte, pesando geralmente de 3 a 4 kg. A sua pelagem costuma ser fina, lisa e sedosa. A sua cor varia de branco á um pálido tom de marfim. A sua movimentação é leve, uniforme, com passadas curtas e muito rápidas no trote. O Maltês possui uma expressão viva e ativa.

Temperamental –

  • Afetuoso, vivo, muito inteligente e muito dócil.
dog-1037702_1280
Fofura

Essa raça de cão é característica por sua ótima afetividade, ou seja, é aquele cãozinho que adora ficar perto de seu dono, sempre pedindo colo ou pulando para que se aproxime dele e lhe faça um carinho.

É um cachorrinho discreto, calmo, que se relaciona com qualquer pessoa, seja um idoso, uma criança, um adulto ou um jovem. Costumam dizer que o Maltês é ótimo para pessoas tranquilas, que gostam da vida sem muita correria, que curtem ficar em casa com o dono, assistindo um filminho. No entanto dependendo do dono, essa raça se adapta ao estilo de vida de seu companheiro, podendo ser um cachorro calmo, mas que saiba brincar e ser agitadinho nas horas certas.

O Maltês se adapta com facilidade ao ambiente em que vive. Ele se faz rapidamente um cão presente e coparticipante das atividades da casa. É um cachorro que não possui nenhuma agressividade, porém é também um ótimo cão de alerta, que só para de latir quando o dono chega ou quando identifica a pessoa.

Pode-se concluir que essa raça não foi feita para ficar em um quintal, distante de sua família, pelo contrário, esse cão é apaixonado em ficar dentro de casa, só se satisfazendo e se tornando feliz quando o faz.

  • Cuidados com um Maltês
Filhotes Malteses
Lindos Filhotes

Esse é um cão limpo, que solta pouco pelo e não costuma ter cheiro forte. Quando solto, evita se sujar. Não fica se esfregando no chão, cavando buracos ou rolando na terra, o que o torna ainda mais excelente para apartamentos. No entanto por ciúmes de outros cães ou por falta de atenção pode vir a fazer todas essas coisas e muito mais. Por isso é sempre necessário que dê atenção ao seu bichinho, levando-o para passear rotineiramente.

A expectativa de vida dessa raça varia de 15 a 19 anos, podendo até chegar aos 20. Sua longevidade está diretamente ligada ao tratamento que recebeu em sua vida. Se for bem alimentado, vacinado, e sempre acompanhado por um veterinário, possui alta chance de chegar a uma ótima idade.

dog-1309377_1280
De lacinho

O maltês é um cão muito inteligente e fácil de adestrar, já com quatro meses de idade, pode ser ensinado comandos básicos. Por isso se deseja comprar ou se já comprou o seu cão, pode e deve adestra-lo para que a companhia com o mesmo se torne ainda mais prazerosa. Pode também ser treinado para fazer suas necessidades em locais específicos. É possível educa-lo para ficar algumas horas sozinho e não se sentir solitário. Isso é interessante para quem trabalha fora e não quer deixar seu animal deprimido, já que o Maltês é muito carente.

Esses são alguns dos cuidados que se deve ter com o seu Maltês, no entanto existem alguns outros como limpeza de olhos e ouvidos, tosa, escovação e penteado, higiene dos pelos, banhos e dentre outros. Por isso preparamos um excelente material para que você cuide de seu amigo assim como ele cuida de você.

  • Conhecendo Possíveis vantagens da raça

São cães de colo – Ao contrário de muitos cachorros que conhecemos, o Maltês adora ficar no colo das pessoas sem cansar de receber carinho.

Animal muito dócil e apegado – Esse bichinho geralmente escolhe um membro da família para eleger como companheiro e segui-lo para onde for.

São considerados pets que não causam alergia – Pessoas que possuem alergia a algum tipo de pelo de animais, costumam recomendar os Malteses por serem cães Hipoalergênicos.

  • Conhecendo Possíveis desvantagens da raça

As vezes pode ser excessivamente dependente – Esse pet, se mal educado quando jovem, pode apresentar com facilidade um comportamento de dependência extrema ao dono. Isso acontece quando sua família mima e não coloca limites ao cãozinho. A consequência dessas atitudes por parte dos donos pode gerar no animal características de insegurança e inquietude.

Necessita de alguns cuidados com sua pelagem e pele– Esse bicho tem a pele muito sensível e por isso precisa de cuidados semanais com o pelo e com a pele. Além disso, se não cuidado, o pelo na região da face pode escurecer por conta do lacrimejamento dos olhos e do pelo muito claro.

Conhecendo mais sobre o Maltês