• Origem da Raça

Desde o século 7 depois de Cristo se ouve dizer sobre raças de pastoreio na Alemanha. No entanto, a raça pastor alemão se originou bem recentemente. Estudiosos afirmam que em aproximadamente 1895 começou, na região da Turingia, uma seleção de animais para se adquirir um cão excepcional de pastoreio. Foi então que Max Von Stephanitz conduziu a procriação entre pastores, conhecidos como cães lobos ou Alsaciano, contribuindo grandemente na criação de uma nova raça. O Sr. Stephanitz buscava encontrar um companheiro para todas as horas. Um cachorro que auxiliasse na condução dos rebanhos, mas ao mesmo tempo servisse de companhia para a família e protetor da propriedade.

Algum tempo depois, nas proximidades de Hesse, foi fundada a Verein für Deutsche Schäferhunde, primeira associação de criadores de pastores alemães. Essa atraiu olhares de todo o mundo quando conseguiu alcançar, no aperfeiçoamento contínuo, uma raça simplesmente espetacular, o Pastor Alemão.

  • Características da Raça

O legado deixado pela associação de criadores alemães é enorme. Sua criação, hoje, desempenha milhares de funções, farejador, pastor, guarda, cão policial e às vezes até cão bombeiro. É indiscutível as suas milhares de qualidades. Esse animal possui um temperamento fino, características de coragem, fidelidade e lealdade. Possui características físicas que quase nenhum cão possui. É excelente farejador e tem todos os sentidos muito bem desenvolvidos.

O cão dessa raça costuma ser muito dócil com a família e carinhoso com as crianças. Por ser um cachorro para pastoreio, convive bem com outros animais. Esse pastor é conhecido também por sua grande inteligência e facilidade em aprender novos comandos. Por ser dócil, amoroso, calmo, sereno, atento, atlético e de fácil treinamento, muitos adestradores adoram trabalhar com esse cachorro. Algumas outras funções também são destinadas ao Pastor alemão como, por exemplo, guia para pessoas que possuem deficiência visual.

  • Padrão físico e temperamental do Bicho

O pastor alemão é um cão alegre, atento, atlético, curioso, obediente, vigilante, confiável, de fácil treinamento, calmo, esperto, protetor do lar, resistente e autoconfiante.

País de Origem Alemanha
Grupo Grupo 1 – Cães Pastores e Boiadeiros
Peso Médio Macho – 30/40 kg; fêmeas – 22/32 kg
Tamanho Machos – 60/65 cm; fêmeas – 55/60 cm
Cor Preto, vermelho e preto, canela e preto …
Pelagem Pelo Denso, grosso e reto
Ranking de inteligência 3ª posição
Expectativa de vida 10 a 13 anos
Preço Médio R$ 1.800 até R$ 3.600

Para a coloração do pastor alemão foram estabelecidos pela FCI basicamente 3 tipos e padrões O Capa Preta, o cinza e o todo preto.

  • Cuidados com um Pastor

A socialização de um cachorro filhote é sempre muito importante. Se não acostumado com a presença de pessoas, o pet pode apresentar comportamentos de extrema proteção e excessivo controle do dono e da família. Com o pastor alemão, deve-se tomar ainda mais cuidado quando se fala de socialização, pois essa raça pode ser desde um cão de companhia até cão de guarda. Por isso é necessário que os donos criem o bichinho com muito amor e carinho, não o privando de contato com visitantes.

O pastor tem mais característica de defesa do que de ataque, mas se mal educado pode desenvolver um perfil de ataque. Por isso é fundamental uma rotina de passeios para que o animal libere toda a sua energia e não se sinta aprisionado. Essa raça possui muita energia e adora correr solto em ambientes bem abertos.

Os cachorros dessa raça adoram contato com a família, não gostam de ficar sozinhos no quintal. Se possível, os donos devem deixa-lo ter livre acesso á casa toda. Também devem dar estímulos que mantenham a saudável a mente e o físico do animal. Além disso, os cuidados básicos como banho, tosa, ouvidos e orelhas, olhos, carrapatos e pulgas, educação e adestramento, são fundamentais para a perfeita convivência do cão com os seus donos. Por isso, nós indicamos o material da Estudiari para cuidados com o pastor alemão, basta clicar na imagem ao lado para adquirir.

 

Conhecendo mais sobre o Pastor Alemão