• A origem da raça

Última Atualização: 13/06/2017

A raça Poodle é uma das raças mais antigas que existe . Há relatos históricos desses cães que datam de 1500. Na cidade de Colmar, por exemplo, onde foi levantada, em 1544, uma estátua em homenagem á um cão Poodle. Existem algumas teorias que tentam explicar a formação dessa raça. Alguns sustentam a ideia de que a raça é alemã, outros de que é italiana e outros de que é francesa.

Grama-Poodles
Que grama boa!

Uma das primeiras teorias afirma que o Poodle, também conhecido como Barbone, se originou na Itália, em Piemonte. Em épocas antigas havia naquela região um comércio de cães dessa raça, que eram levados para Inglaterra.

Uma outra teoria, e a mais aceitável atualmente por alguns pesquisadores, é a de que o Poodle teria sido originada de um cão Francês, o Barbet, quase extinto, que possuía um pelo lanudo e crespo. As características do Barbet de cão de água, utilizado na caça e busca de aves, teria sido passadas para seus descendentes.

É desconhecia a data ou época certa em que chegaram os primeiros Poodles no Brasil. Parece, segundo alguns relatos , que eles vieram como animais de estimação de estrangeiros, há mais ou menos 100 anos. Por se tornar uma das preferências dos brasileiros, essa raça se espalhou rapidamente por todo o território, principalmente em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

  • Principais tipos e suas principais características

Gigante e Standard: Tanto o poodle gigante como o standard possuem como características temperamentais espírito aventureiro; jovial; enérgico; adora brincar, correr e nadar. Esses pets são resultado do cruzamento do poodle comum com porte aumentado. São conhecidos por sua grande resistência.

Tamanho: 45/60 cm – gigante; 35/45 cm – standard;

 

Toy: Apegado a alguém; compromissado; vívido.

Esse animal é resultado do cruzamento de poodles comuns com o porte um pouco inferior.  Também são considerados muito resistentes.

Tamanho: 28/35 cm;

 

Micro Toy: elétrico; agitado; obediente; inteligente; extremamente atento.

Segundo estudiosos esse tipo de animal, seja o mini-toy ou o micro toy, não existem, mas são assim anunciados por uma simples questão de marketing. A final, quem não gosta de cães mini que não crescem.

Tamanho: 24/28 cm;

 

  • Características do Animal

Apesar de existirem diferentes tipos de poodles, todos eles possuem aspectos comportamentais que se aproximam muito. Sendo assim, os Poodles, em conjunto,  são considerados cães mais inteligentes que existem. Segundo a pesquisa de uma conceituada revista Francesa, esse animal possui um Q.I de aproximadamente 8.5, o que é realmente fantástico. Só perdendo para o Border Collie que possui o 1° lugar em inteligência.

Pequeno Poodle
De casaco.

Por ser muito esperto, o Poodle aprende muito rápido. Uma vez passado os comandos, com qualidade, dificilmente irá esquecer. No entanto, esse nível de inteligência as vezes pode não ser muito bom, por exemplo: se você mostrar uma vez a ele onde conseguir comida e petiscos, será difícil impedi-lo de chegar até eles.

Esse animal realmente aprende a fazer tudo sem aparentar muito esforço, por isso artistas gostam muito de trabalhar com ele. Pode ser visto no mundo todo fazendo uma série de truques como: dançar, saltar, andar em cima de bolas, plantar bananeira e dentre muitos outros.

Mesmo não sendo um cão de guarda é um cão de muita coragem. Se preciso, late e rosna para afastar o possível perigo e para defender os seus amigos e família.

Origem Europa Central / Alemanha
Grupo Grupo 9 – Cães de Companhia
Peso Médio de 2,5 kg (Toy) a 32 kg (Gigante)
Tamanho G: 45/60 cm
S: 35/45 cm
T: 28/35 cm
MT: 24/28 cm
Cor Branco (Mais comum) / Cores Variadas
Pelagem Crespo ou Ondulado
Ranking de inteligência 2ª posição
Expectativa de vida 12 a 15 anos
Preço Médio R$ 1.800 até R$ 3.500
poodle-654508_640
Que fofura!

Essa raça de cachorro, é uma raça com andar leve e elegante, sem ser muito ligeiro ou apressado.

Padrão Temperamental – Dócil, bom caráter; vivo, alegre; brincalhão; obediente; forte; ótimo cão de caça; tem ótimo faro; é extremamente atento; compreende rapidamente os comandos.

  • Cuidados com um Poodle

Assim como a maioria das raças de cachorro, o Poodle necessita de uma rotina de passeios. Duas voltinhas de 20 min por dia são suficientes e extremamente importantes para a saciedade do animal. Se o cãozinho não o tiver, poderá ficar ansioso, estressado e até deprimido. É interessante que essas práticas de passeio sejam aplicadas desde a infância do animal, senão poderá ter um cachorrinho muito agitado, que puxa a coleira e que não se aquieta, sendo muita das vezes chato e pesado passear com ele.

Como-CuidarUma boa escovação é fundamental. Se não for feita regularmente o pelo pode vir a ter emaranhados que podem machucar o animal, as vezes sendo preciso até tosquia-lo. É também necessário que se faça a higiene adequada de olhos, ouvidos, dentes e unhas, para isso preparamos para você um ótimo material que irá te auxiliar nessas tarefas, para que você deixe seu amigo muito feliz e alegre.

O banho é uma indispensável prática com qualquer animal. É muito interessante, porque permite que o cão se torne mais atraente e que seja mais prazeroso o contato com ele. Além disso é excelente para a manutenção de sua saúde. Através do banho conseguimos identificar qualquer tipo de mancha, picada, ferida e até mesmo parasita.

  • Conhecendo as possíveis desvantagens da raça

O poodle é um cão caseiro – se você quer um cão para ficar fora de casa e no quintal é recomendado que você escolha um Golden Retriever por exemplo.

O poodle gosta de latir – se você tem bebês ou crianças em casa e gosta de muito silêncio é melhor ver um animal pouco menos barulhento, o Pug por exemplo.

Animal pouco sociável com estranhos – o poodle não é um cachorro que vai brincar de correr com seus parentes e visitas. Veja o Labrador.

Poodles pequenos podem ser bem frágeis – as crianças por gostarem muito de brincar, podem sem querer, acabar machucando o cãozinho, por possuir uma ossatura muito leve.

  • Conhecendo as possíveis vantagens da raça

Animais fáceis de adestrar – Essa como visto, é uma das raças mais inteligentes do mundo. Assim é muito aconselhada por adestradores profissionais.

Não exige experiência – Diferentemente dos cães de guarda, esse pet é muito tranquilo e não exige muita experiência do dono.

Bichos muito obedientes – Muitos donos quando adquirem esse bichinho ficam impressionados com a sua obediência, basta poucos comandos para o cão atender.

 

Conhecendo mais sobre o Poodle