• Origem da raça

Última Atualização: 20/06/2017

shar_pei_chines_4242
Macho!

Existem histórias e especulações que dizem que o Shar Pei veio de aldeias que cercam o mar meridional e por isso é uma raça chinesa. Igual ao Chow-chow, o Shar Pei possui a língua de cor preto-azulada e tem origem na china, o que os tornam cães próximos quanto aos ancestrais. Muitos registros de cachorros que possuíam língua azul e que tinham a pele enrugada foram encontrados em meados do século 13, no entanto, devido a vários acontecimentos históricos esses registros foram se perdendo e hoje temos pouquíssimo acesso a dados concretos que tratam da origem do Shar Pei. O máximo que conseguimos encontrar é pura e simplesmente informações sobre a região de origem.

  • Características do animal

Essa raça de cachorro foi criada para servir de cão guarda nos palácios, no entanto perceberam sua força e agilidade e decidiram coloca-lo para participar de lutas. O Shar Pei servia também muitas das vezes como cão de caça, pegando javalis e outros animais até maiores, por isso na época se tornou perfeito para fazendeiros e camponeses que desejavam algo que lhes auxiliasse a caçar e a proteger bem o seu território.

filhotes-shar-pei-3298
Que fofuras!

O temperamento do Shar Pei é muito parecido com o do Chow-chow, sério, confiante, independente, atento, quieto e protetor. Essa raça não é de fácil treinamento e adestramento canino, logo é aconselhável para pessoas que possuam certa experiência. É desconfiado e reservado, tendo sempre que ter cuidado com visitas que queiram acaricia-lo. O Shar Pei gosta de liberdade, poder entrar em casa e depois passear no quintal a hora que desejar.

 

Origem China
Grupo Grupo 2 – Cães de Guarda e de Trabalho
Peso Médio Macho – 28 kg; fêmeas – 25 kg
Tamanho Machos – 50 cm; fêmeas – 45 cm
Cor Geralmente no tom areia e creme
Pelagem Pelo Curto e liso
Ranking de inteligência 51ª posição
Expectativa de vida 9 a 11 anos
Preço Médio R$ 1.800 até R$ 4.200
  • Padrão temperamental
    • Personalidade: Dedicado, Afetuoso, Desconfiado, Amoroso, Independente, Reservado, Atento, Protetor.

     

  • Como Cuidar de um Shar Pei

Cada cachorro, ainda que seja de mesma raça, pode possuir comportamentos diferentes. Por exemplo, existem poodles que são extremamente agressivos e inquietos, mas também existem poodles que são mansos e tranquilos. A principal causa dessa diferença é a forma como o animal foi tratado quando jovem. No primeiro caso, o cachorrinho foi mal tratado e muito mal educado, recebeu pouca atenção e pouco amor. Já no segundo caso, o poodle foi acolhido por uma família que o amou, deu carinho, o levou para passear e cuidou muito bem dele. É Por isso que o cuidado é tão importante, pois é ele o principal formador da personalidade do seu bichinho.

Outros Cuidados são essências para a manutenção da saúde do cão, como o banho, a tosa, limpeza dos ouvidos e dos olhos, cuidados com a pelagem, vacinação, remédios contra carrapato, dentre muitos outros. Para isso indicamos a você um ótimo material que vai lhe auxiliar a tomar todos esses cuidados perfeitamente, e fazer seu Shar Pei muito feliz.

  • Conhecendo as Possíveis desvantagens da Raça

Pele muito sensível – A Pele do Shar Pei, como se pode notar, não é comum, logo exige uma dedicação por parte do dono no cuidado da pele e da pelagem.

Animal desconfiado – Como já foi dito, é de personalidade do Shar Pei agir desconfiadamente. Por isso esse cão não é recomendado para quem tem criança e pessoas com pouca atenção e percepção de que o cão pode não estar gostando da aproximação.

Cachorro de difícil treinamento – Esse bichinho não se da muito com adestradores e treinadores, sendo umas das últimas opções para pessoas que tem essa finalidade. Não que não seja possível adestra-lo e ensina-lo, no entanto é difícil, devido a sua forte personalidade e espírito de liderança.

Pouco apegado – O Shar Pei é pouco apegado aos seus donos, o que não quer dizer que seja um mal protetor, pelo contrário é um excelente cão de guarda. Entretanto não é de costume da raça o muito carinho e atenção com o dono.

Não curte muito brincadeiras – Esse cachorro não é aquele animal que vai brincar de correr atrás de uma bola e trazer de volta ou pular para pegar um disco, o Shar Pei é um cão sério e que de vez em quando brinca com alguma coisa. Porém, ele necessita de uma rotina de passeios e de atividades físicas bem reguladas, o que seria interessante para quem quer um cachorro que sirva de companhia para uma caminhada ou corrida.

  • Conhecendo as Possíveis vantagens da Raça

Cão que não tem costume de latir – Esse pet geralmente não late muito, só quando realmente pensa ser necessário.

É excelente guarda e trabalhador – como visto, essa raça faz parte do grupo dos cães de guarda. Sendo assim possui como principal característica o extinto de proteção e cuidado com a família.

Gosta de ambientes limpos – Esse bichinho não tende a ser bagunceiro e arteiro, é um animal sério e atento, que prefere ficar no seu canto.

 

Conhecendo mais sobre o Shar Pei