O grupo 6 segundo a FCI encontram-se os cães sabujos e farejadores também conhecidos como Scent Hounds. Esses animais possuem como principal característica o faro. Cães do tipo Hound podem sentir o cheiro de animais a mais de quatro dias de distância. Possuem grande resistência física, podendo correr por dias atrás de uma presa.

Apesar de o grupo dos Spitz e Primitivos ser formado por cães que mais se aproximam dos lobos, os sabujos também sabem trabalhar muito bem em matilha. Esses cachorros são muito usados aqui no Brasil na caça de javalis. Eles, em trabalho coletivo com alguns outros cães, farejam o rastro da presa e os cães de agarre vão atrás para conseguir capturar com sucesso o animal.

Os cães que fazem parte do grupo dos cães sabujos e farejadores são:

basset-fuivo

Basset Fulvo

basset-hound

Basset Hound

beagle

Beagle

bloodhound

Bloodhound

dalmata

Dálmata

Fox-hound

Foxhound

rhodesian

Rhodesian

Cães como beagle são muito usados nos dias atuais como cães de companhia, apesar de serem excelentes farejadores. O Dálmata, por sua vez, ficou famoso no mundo inteiro ao protagonizar papel no filme 101 dálmatas. Suas pintinhas marcam o seu diferencial dentre todas as raças caninas.

As raças de cachorros que fazem parte desse grupo podem ser dividas também em seções. Essa divisão é feita pela FCI e fica da seguinte forma: Cães de Cheiro ou cães de caça com faro apurado; Leash (scent) Hounds e Raças relacionadas.