Há aproximadamente 15 mil anos, existia uma disputa acirrada pela sobrevivência. Humanos e bichos estavam em constante conflito por comida e território. Foi ai que começaram a surgir tipos de lobos que de alguma maneira se adaptaram a presença dos seres humanos. Esses lobos, mais futuramente, cruzaram e deram origem as raças de cães domesticáveis que conhecemos nos dias de hoje.

A evolução das raças caninas continuou, dando origem a cães de diversos tipos: cães pastores, cães de guarda, farejadores, corredores, dentre muitos outros. Foi por esse motivo, que ao dividir as raças de cães em grupos, a Federação Internacional de Cinofilia selecionou em um só grupo os cães que mais se aproximavam de seus ancestrais, os lobos.  Esse é o grupo dos Spitz e cães do tipo primitivo, também conhecido como grupo 5.

Os cães que fazem parte do Grupo 5 ou Grupo dos Spitz e do Tipo Primitivo são:

akita-americano

Akita Americano

akita-inu

Akita Inu

basenji

Basenji

chow-chow

Chow Chow

husky-siberiano

Husky Siberiano

keeshond

Keeshond

lulu-da-pomerania

Lulu da Pomerânia

malamute-do-alaska

Malamute do Alaska

podengo-portugues

Podengo Português

samoieda

Samoieda

shiba

Shiba

spitz-alemao

Spitz Alemão

spitz-japones

Spitz Japonês

Os animais que pertencem ao grupo 5 (Sptiz e cães do Tipo Primitivo) , possuem características físicas, comportamentais e temperamentais muito semelhantes. Geralmente possuem pelo abundante, pelagem dupla e orelhas triangulares e eretas. Esses cachorros eram utilizados no auxilio aos seres humanos para a sobrevivência em condições extremas. São exemplos de cães desse tipo, o Akita e o Husky Siberiano, que são usados até hoje na condução de trenós, por grandes distancias e temperaturas extremas.

Acostumados a viver em matilha, esses cães não suportam viver trancados e sozinhos . São animais muito inteligentes e agitados. Precisam de atenção e de um líder firme e que saiba exercer bem a sua função. Por esse motivo é aconselhado somente para donos com um pouco de experiência.

Esses cães também podem ser divididos em seções: seção 1 - cães nórdicos de trenó; seção 2 - cães nórdicos de caça; seção 3 - cães nórdicos de pastoreio; seção 4 - spitz europeus; seção 5 - spitz asiáticos e raças relacionadas; seção 6 - cães de tipo primitivo; seção 7 - cães de caça do tipo primitivo.