Os cães do grupo Terrier possuem como principal característica a caça de animais terrestres. O nome Terrier ou em latim Terra, aponta essa característica. Esses cachorros geralmente possuem um porte pequeno ou médio, e por isso eram utilizados para capturar animais que se escondiam em tocas e em cavernas.

Estudiosos acreditam que os cães do tipo Terrier foram originados nas ilhas britânicas e que serviam para auxilio do homem na caça de raposas, ratos e animais entocados. Nos tempos modernos, a finalidade da maioria das raças se perdeu, sendo assim, os cães desse grupo são usados na maioria das vezes como cães de companhia. Esses bichinhos não deixam de ser bons companheiros por serem caçadores, pelo contrário, são animais extremamente carinhosos e atenciosos.

Os cães que fazem parte do Grupo 3 ou Grupo dos Terriers são:

Airedale-Terrier

Airedale Terrier

Boston-Terrier

Boston Terrier

bull-terrier

Bull Terrier

Cairn-Terrier

Cairn Terrier

fox-pelo-duro

Fox Pelo Duro

Fox-pelo-liso

Fox Pelo Liso

Jack-Russell

Jack Russell Terrier

Kerry-Blue-Terrier

Kerry Blue Terrier

norfolk

Norfolk Terrier

scottish

Scottish Terrier

Staff-Bull-Terrier

Staff Bull Terrier

Terrier-Brasileiro

Terrier Brasileiro

Yorkshire

Yorkshire Terrier

O cão da raça Pit Bull é considerado por muitos um Terrier, no entanto, nem a confederação Brasileira de Cinofilia nem a Federação Cinológica internacional o reconhecem como tal. Sendo assim esse animal entrará no Grupo das raças que não são reconhecidas pela FCI.