• Origem da Raça Rottweiler
Olhar atento

A origem da raça Rottweiler vai desde a época da Roma antiga na qual foi criado com a função de cão de guarda e de boiadeiro. Esse animal tinha como principal tarefa, a condução do rebanho e a proteção de seu dono e de suas propriedades. Historiadores relatam que açougueiros da cidade de Rottweil, na Alemanha, começaram a cruzar raças nativas com a finalidade de obter um cão forte e de boa aparência. Foi ai que obtiveram a raça que ficou conhecida na região como cão açougueiro de Rottweiler.

Algum tempo depois, a raça quase foi extinta. No entanto, entre os séculos 19 e 20 reapareceu com força total, sendo hoje uma das raças mais famosas do mundo. Nesse período esse animal foi reconhecido oficialmente como cão policial capaz de auxiliar nas demais tarefas do serviço policial. Nos dias atuais, a raça Rottweiler é muito utilizada como cão de companhia, proteção e de utilidade.

  • Caracterisiticas de um Rottweiler
Força

O Rottweiler foi feito para ser cão de guarda e de proteção, mas pode também ser um excelente cão de companhia. Esse aspecto vai depender principalmente da educação do animal, se bem socializado e amado na infância, dificilmente terá problemas comportamentais e temperamentais. Essa raça possui uma forte característica de territorialista, por isso não é indicado para donos inexperientes.

Se o dono souber lidar com cães, não terá problemas com o Rottweiler, pelo contrário, encontrará um cão atencioso, carinhoso, protetor, obediente, e principalmente, confiável. Com outros cães, é necessário sempre ter cuidado com o Rottweiler.  Com as crianças, se envolvido desde pequeno nesse meio, não terá problemas.

  • Padrão Físico e temperamental

O cão da raça Rottweiler é Massudo e robusto, possui a postura séria e elegante. Seu comportamento é de caráter amigável, apegado, carinhoso, correto e adora crianças. Possui temperamento firme, autoconfiante, corajoso e sempre atento.

Origem Alemanha
Grupo Grupo 2 – Cães de Guarda
Peso Macho – 50 kg; fêmeas – 42 kg
Tamanho Machos – 61 a 68 cm; fêmeas – 56 a 63 cm
Cor Preto com marcações em marrom
Pelagem Pelo Curto
Ranking de inteligência 9ª posição
Expectativa de vida 9 e 10 anos
Preço Médio R$ 500 até R$ 1700
  • Como cuidar de um Rottweiler

É fundamental que a educação e o adestramento do Rottweiler sejam feitos desde filhote (isso não é só para os Rottweilers), isso irá definir o seu comportamento na fase adulta. Desde cedo o dono deve mostrar ao cão quem é o líder e ensina-lo a respeitar sua autoridade como tal. Lembrando que não é com o uso de violência, mas sim amor, paciência e carinho.

Essa raça precisa de exercícios regulares e de um espaço grande para brincar. Não é muito bom com apartamentos por serem muito ativos e às vezes agitados. Para que o cão seja saudável e dócil, é de grande importância deixa-lo livre nos passeios e no quintal. Sair para passear umas duas vezes e solta-lo por mais ou menos 1 hora e meia por dia, é fundamental.

Por ser um cachorro territorialista, é importante que cada membro da família se posicione como autoridade sobre o cão. De quais formas: quando for colocar comida para o animal lembrar que na matilha quem se alimenta primeiro é autoridade; quando for passear com o cãozinho lembrar que quem vai na frente é que conduz; e assim por diante…

Todos os detalhes de como cuidar de um Rottweiler estão bem explicados na apostila que separamos para você. Para isso é só clicar no link ao lado e adquirir.

  • Possíveis desvantagens da raça
Que língua

Territorialista demais – Cães com o comportamento territorialista não são recomendados para donos inexperientes com cães. Portanto, se for o primeiro cão veja um animal mais socializável.

Excessivamente desconfiados – Os Rottweilers podem ser desconfiados em excesso por conta de um descuido na educação quando jovens. Se seu dono não for firme à sua condução, poderá, com facilidade, apresentar distúrbios comportamentais.

Excessivamente nervosos – Cão que gosta de latir e demonstrar força e agressividade.

Características sexuais reversas – Algumas linhagens possuem as suas características sexuais reversas, ou seja, fêmeas com postura masculina e machos com postura feminina.

Rottweiler